sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O maior erro do ser humano...


Trago aqui um pensamento, que para mim, é um dos mais certos, ou mais indignantes, dependendo do ponto de vista.

Qual seria o maior erro do ser humano? É esta a pergunta que me faz fritar os neurônios.

Em minha opinião, o maior erro do ser humano é SER humano. Simples, porém confuso.

Todo ser vivo erra, fracassa, falha em alguma determinada ação, mas os demais animais, que não o homem, não dão valor e/ou significado ao seu erro, para estes, eles simplesmente falharam.

Um exemplo “Discovery Chanel”: um leão vai à caça, ele anda sorrateiramente por entre a paisagem seca e amarelada da savana, por entre a grama alta. De longe, o leão avista uma gazela que, a princípio, seria uma presa falha. O felino se prepara para a caça, agacha-se e espera a hora certa de da o bote. A gazela percebe que há algo estranho, e quando esta começa a se locomover, o leão pula em disparada. A perseguição começa e de alguma maneira a gazela consegue fugir. Para o leão, ocorreu uma falha, nada de mais. Ele sabe que terá que sair para caçar novamente, mas este, não deposita sentido à sua falha, muito menos reflete sobre sua falha ou o que acarretou a mesma falha. O leão simplesmente falhou.

O homem não só falha, como deposita um significado em sua falha. Se um ser humano falha em cumprir algo a uma pessoa, ele deposita um significado de tristeza à sua falha, que se torna nítido quando estes falam: “droga! Não podia ter deixado de fazer isso, agora ele(a) ficará preocupado(a)”.

Do mesmo modo que o ser humano deposita um significado ao seu erro, ele também reflete sobre o que este erro pode acarretar ou como o erro ocorreu. Ele para e pensa coisas do tipo: “mas se eu não conseguir fazer isso, tal coisa vai acontecer” ou “errei por causa disso e daquilo”.

É neste ponto de reflexão que o homem encontra seu maior erro. A reflexão sobre seus atos faz com que o homem tenha consciência das consequências. Entretanto existe um porém: se o homem possui a consciência do ser, possui um raciocínio avançado, se comparado aos outros seres vivos, por que ele erra?

Um animal selvagem se apoia única e exclusivamente nos seus instintos, que fogem da dimensão do raciocínio, da inteligência, da consciência do ser. Com o homem, a coisa não é tão diferente. O homem também se apoia em seus instintos, sua diferença é que, seus instintos são ligados intimamente á sua consciência, assim sendo, ligados ao raciocínio, à inteligência e à consciência do ser.

Um homem erra, às vezes, por não ter conhecimento sobre determinado assunto ou determinada situação, mas este, também erra, por simplesmente não refletir sobre suas ações e é nesta segunda ocasião que mora o primeiro “fator erro” do ser humano.

Contudo, muitas coisas, não boas, acontecem devido ao raciocínio do ser humano. A guerra nunca foi algo de muita alegria, para nenhum dos lados, mas as estratégias que à arrodeia são cheias de raciocínio, inteligência e consciência sobre as consequências e os imprevistos. Com este exemplo, fica notório que as reflexões do homem geram algo mais devastador que suas não reflexões.

Algo deve ser ressaltado aqui. A mente humana funciona de acordo com a vontade humana. Um leão não briga com outro por simples raiva, mas sim por uma questão instintiva de controle de território. O homem gera conflitos porque imbuem de sentimentos seus olhares para o mundo e para as pessoas que o cercam. A raiva, a alegria e a tristeza alimentam as ações do homem assim como os sentidos de prazer, determinação, compromisso e ganância.

O ser humano pode muito bem recusar-se a fazer sexo, que é algo instintivo, porque deposita nesta ação alguma espécie de sentido e/ou sentimento. De uma mesma maneira, o ser humano pode recusar-se a comer por uma simples questão de vaidade. O ser humano é o único animal que come sem ter fome e bebe sem ter sede, e o inverso também acontece. Então, a meu ver, os sentimentos e sentidos que o ser humano dá aos seus pensamentos, que estes direcionam suas ações, são o segundo “fator erro”.

Nem sempre os atos imbuídos de sentimentos e sentidos dos seres humanos causam males. Há vezes que estes atos causam benefícios e alguns chegam a ser imensuráveis. Sendo assim, o maior erro e maior acerto do ser humano se confundem, é necessário para e raciocinar, analisar e pensar em que lado as ações humanas estão. Hoje, vemos grande parte das ações humanas se configurarem muito mais em erros do que acertos. Devemos ter em mente que todo geral possui suas exceções...

Eu erro
Tu erras
Ele erra
Nós erramos

E aquele que nunca errou que jogue a primeira pedra...

Nenhum comentário:

Postar um comentário