domingo, 12 de fevereiro de 2012

O que cabe em um olho e pesa uma tonelada.


No dia em que uma pessoa disser que eu sou frio, ela terá apenas o meu sorriso.

O que eu tenho que me distingue de outros seres vivos senão a mente e a reflexão?

A raiva existe, assim como a alegria e a tristeza. Vejo estas três emoções como as principais e as demais, como variações destas.

As lágrimas são o estopim de algo, de alguma destas três emoções. Choramos de raiva, alegria ou tristeza.

Não direi nada quanto à alegria, pois a alegria surge perante a concretização de nossas realizações, logo ela não merece uma reflexão sobre as lágrimas e, no momento, é assim que a vejo.

Entretanto, chorar por raiva ou tristeza é algo que merece reflexão, afinal, são sentimentos que surgem perante as frustrações da não realização de nossos objetivos ou surgem perante as ações de outrem.

As lágrimas correm nos rostos daqueles que não estavam preparadas para elas. As lágrimas de tristeza correm comumente nos que não estavam preparados para a própria tristeza e o mesmo acontece com a raiva.

As emoções existem e elas não podem ser ignoradas, pois, quando isto ocorre, elas aparecem de surpresa e seus efeitos são piores. O ideal é percebermos suas existências, sabermos que a qualquer momento imprevisto poderão provocar todos os tipos de reações e, com as reações, todos os tipos de emoções em diferentes variações.

As reflexões sobre os nossos atos e sobre os atos de outros atores é o que nos fazem estar preparados para as emoções, e quando estas surgem, não somos pegos de surpresa e não caímos em prantos.

Com o tempo, percebi que quanto mais eu chorava, menos ação eu tinha de concertar os erros e continuar minha caminhada, quanto mais eu ignorava a possibilidade da tristeza ou da raiva mais eu era pego por estas. As lágrimas correm, na grande maioria das vezes, nos rostos das pessoas desatentas as consequências.

As lágrimas lhe impedem de agir com precisão, lhe impedem de pensar claramente.

Existem, sim, situações em que os impactos são realmente chocantes. Meu pensamento segue a linha do cotidiano e não das coisas excepcionais. É necessário deixar isto claro para não cairmos em falsas ideias.

Se tiverem os olhos abertos e plena consciência dos previstos e imprevistos, as lágrimas pouco correrão em seus rostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário